CB Talks to Jonathan Ferr in Psicotrópicos Festival

No CB Talks • Psicotrópicos, o Cena entrevistou Jonathan Ferr, músico multi-instrumentista e compositor brasileiro em turnê pela Europa. A conversa sobre a vida, a carreira e os rituais do artista aconteceu no dia 15.07.2023, pouco antes de Ferr subir no palco principal do Festival Psicotrópicos.

Cultural Production
Music
Written by
Luiza Maldonado & Mateus Furlanetto
in
Portuguese
Published on
Aug 8, 2023

Jonathan Ferr é um músico multi-instrumentista e compositor, ou como ele mesmo se autodenomina, pianista afrofuturista. Ele tem alcançado notoriedade nacional e internacional. Apontado pelo jornal El País como o “garoto-estandarte do jazz carioca”, Ferr juntou vários aspectos sonoros (do jazz ao hip-hop), sociais e espirituais dentro de um caldeirão artístico para trilhar caminhos musicais que desconstroem a idéia de que a erudição deve ser inerente a estilos musicais mais complexos. Nascido e criado em Madureira, é um músico multifacetado, cuja estética colorida e futurista se evidencia nos videoclipes que ele próprio realiza. Depois de "Trilogia do Amor"  de 2019, e "Cura" de 2020, o terceiro álbum do músico, "Liberdade", nesse ano de 2023, conta com a participação especial de artistas da nova geração da música urbana brasileira, como Kaê Guajajara, Tássia Reis e Rashid.

Luiza Maldonado: Pra começar, a gente quer primeiro te parabenizar pelo álbum "Liberdade" e também falar sobre a música "Liberdade", que traz um parceria com a Kaê Guajajara e com Devaneio Beatz. Como nasceram essas parcerias e como que é o seu processo criativo com essas pessoas?

Jonathan Ferr: Bom, eu tinha feito antes o "Cura", que foi um álbum muito importante feito no meio da pandemia. Nenhuma dúvida de que eu o construí pra me curar ali no meio daquela loucura, curar o emocional, o psicológico. E aí saiu esse álbum, que eu realmente não esperava que fosse mudar tanto as coisas assim. Eu me identifiquei com Talith falando sobre o medo de colocar algumas coisas pra fora, e essas músicas do "Cura" eram como se fossem músicas do meu diário, super secretas. Então eu assinei com a Som Livre e eles me perguntaram se eu tinha alguma música, algum projeto pra apresentar. Eu mostrei o que eu tinha composto na pandemia e o álbum saiu. Eu fiquei surpreso, pensava que um disco de piano solo só sairia daqui a 10 anos, ou pra comemorar 20 anos de carreira no Carnegie Hall, sei lá. Olha só o tipo de idealizações que a gente faz! Mas "Cura" se saiu super bem, ficou entre os melhores discos de 2021. Eu fiquei super feliz. Houve vários relatos de pessoas que falaram de autocura através desse trabalho. Depois disso, eu fiquei me perguntando o que vem depois da cura. Eu entendi que é a liberdade. Você se cura e você se liberta, né? Seja de uma gripe, de uma relação, de uma situação qualquer. Então, comecei a pesquisar sobre esse tema, "liberdade". O que é liberdade pra mim? Fui morar em São Paulo e achei muito bom, eu fui lá me perder pra me encontrar também. Saí do Rio e fiquei um tempo em São Paulo pesquisando várias coisas, estudando muito sobre liberdade e as canções saíram desse momento.

Alguns textos pequenos me ensinaram muito sobre liberdade. Um é do Nietzsche, o filósofo alemão: "Nunca é alto o preço a se pagar pelo privilégio de pertencer a si mesmo". Ele podia usar qualquer termo, mas ele usa "privilégio"; pertencer a si mesmo é um privilégio, é algo que é pra poucos. Porque é muito difícil você conseguir se libertar a ponto de não pertencer a nada ou a ninguém. Tem outra frase que eu li que fala que: "Quem não se movimenta, não percebe as correntes que o aprisionam" (Rosa Luxemburgo). Tem que se movimentar pra sentir que tem alguma coisa te prendendo, e você vai se soltando a medida que você vai conhecendo e reconhecendo aquilo que te limita. Então, esse álbum traz muito sobre emancipação. O terceiro texto é de um filósofo africano chamado Fu-Kiau, que fala que: "todo mundo nasce com o sol do meio-dia aceso". A medida que a gente vai crescendo, pelas dificuldades, traumas, preconceitos, esse sol vai se apagando. Então ele fala que a gente tem que acender o nosso sol do meio-dia. Eu comecei a refletir sobre isso e pensar que, se o sol está dentro de mim, então liberdade não é pra fora, é pra dentro. Não adianta nada estar livre se a mente, se o corpo ou se o espírito não está também. Então todas as canções desse álbum novo começaram a partir desse processo de reflexão sobre liberdade.

A música mesmo com Kaê Guajajara eu tinha escrito pensando sobre essa coisa da não monogamia e sobre liberdade de afeto, e a música fala: "Preciso me amar, quero me ver sorrir, quero me abraçar / Pra eu me reconhecer, pra eu poder entender o que eu posso te dar / Nunca mais performar a versão que você tem de mim / Te olhar nos olhos e dizer que eu te amo assim". O amor por você primeiro é pra mim, e o amor por você é um reflexo do que eu sinto por mim primeiro. O álbum inteiro segue esse processo sobre autoconhecimento e liberdade.

Jonathan Ferr at CB Talks • Psicotrópicos | Photo by Stephan Von Perger

"O que eu sempre falo é que eu subo no palco não pra entreter, mas pra conectar. Eu sempre busco as pessoas. Eu não espero que as pessoas lembrem o que eu toquei, mas quero que se lembrem da experiência que tiveram no meu show. Então é isso que eu busco."

Mateus Furlanetto: Você contou pra gente sobre algumas das suas referências de filósofos e de autores, e queremos saber um pouco mais sobre as suas referências musicais. Eu imagino que elas tenham mudado da sua infância até hoje, mas conta pra gente, quais são os artistas que você admira e que te inspiram?

Jonathan: Eu admiro inúmeros artistas, né? Tem o Robert Glasper, que é um pianista que eu amo que faz essa fusão de jazz com hip-hop nos Estados Unidos. Eu tive a oportunidade de conhecê-lo e foi um encontro muito legal. Eu me inspiro muito também no que está acontecendo agora na cena: Tássia Reis é uma inspiração, Liniker, Kaê Guajajara, a galera que está junto comigo. Admiro Iran, que estava por aqui ontem também, o Patrick Torquato... Enfim, tem muita gente que está ao meu redor e que me inspira.

Eu gosto e ouço muito hip-hop. Ouço muita música eletrônica também, muito jazz. Foi engraçado uma situação no começo do ano: eu encontrei um amigo em um concerto super erudito no Theatro Municipal, e no dia seguinte, a gente se encontrou em um baile funk. Eu adoro tudo, eu acho que tudo o que a gente escuta, todas as nossas experiências ficam blindadas com a gente e se refletem na música. Então eu deixo que meu corpo seja um grande veículo de comunicação, pra mim primeiro e depois para o mundo. Essa semana mesmo em Berlim eu vi e ouvi muita coisa, e fiz um trabalho com um DJ daqui também. Tudo isso eu vou levar para as minhas próximas canções, as ideias que vão pintando a partir disso. Eu me deixo ser atravessado por tudo.

Luiza: Nós artistas estamos muitas vezes naquele período entre projetos, criando e projetando o futuro. E pensando em desafios, se você puder compartilhar um pouco da sua carreira, qual você considera que foi um ponto de virada pra você?

Jonathan: Eu acho que é esse desafio mesmo de agora, de vir aqui pra Europa na minha primeira turnê. Eu vim com a minha manager Tania Artur, maravilhosa, minha manager afrofuturista. A gente colocou esse desafio no coração e decidimos jogar a nossa arte pra fora, assim, agora. Tudo começou a acontecer no Brasil de uma forma muito espontânea, muito legal e a gente começou a ser reconhecido nos veículos fora do jazz. Eu até fico brincando que sou anti-jazz, porque eu não caibo dentro da caixa que a galera coloca para o jazz. Eu estou fazendo outras coisas, não gosto da caixa. Eu acho que o jazz brasileiro é muito careta, não tem uma vanguarda, e eu flerto com um monte de outras referências, com moda, com cinema, uma série de coisas que já não estavam mais cabendo.

Eu vinha ouvindo das pessoas que o meu som é muito internacional, que eu tinha que ir pra fora, que tocar fora. Então a gente colocou isso no nosso coração e resolvemos vir nessa primeira turnê, e está sendo um desafio gigante. Mas é um desafio gostoso, estamos passando por um monte de lugares e conhecendo e se conectando com um monte de gente. Depois é retornar e continuar.  Vou dar um spoiler: esse ano, vou lançar um EP com músicas do Charlie Brown Jr. Nada a ver com o anterior. Eu peguei o que eu achei de melhor do Charlie Brown Jr., coloquei dentro do que eu achava legal e estou "pirando" em cima disso, com as experimentações. E está ficando bem interessante.

Jonathan Ferr in Psicotrópicos Festival 2023 | Photo by Rafaella Rios

Mateus: Você está chegando de Portugal, sua primeira Eurotour. Queremos saber como é que você está se sentindo aqui em Berlim e quais são suas expectativas para o show que a gente vai ver daqui a pouco?

Jonathan: Ah, eu tô muito feliz. Essa é a minha segunda vez em Berlim, eu tinha vindo aqui há uns três, quatro anos atrás e já tinha ficado in love com a cidade. Realmente é uma cidade muito urbana. Você vê os prediozinhos assim, meio velhinhos, e quando você entra neles, encontra um mundo. São coisas muito doidas. Eu gosto muito da urbanidade e esse assunto do urbano me interessa muito, tudo o que envolve isso: a cultura urbana, a música urbana, a arquitetura. Então é uma cidade que me trouxe muita coisa legal da outra vez, e dessa vez tocar aqui, pra mim, está sendo super importante. Cheguei na segunda-feira e já me conectei com um monte de gente, cidade incrível. Então está sendo bem legal.

Eu já acompanhava o Festival Psicotrópicos há um tempão, e quando rolou o convite, eu fiquei feliz. Estou com uma banda maravilhosa que está me acompanhando aqui e estamos com várias expectativas para o show. O que eu sempre falo é que eu subo no palco não pra entreter, mas pra conectar. Eu sempre busco as pessoas. Eu não espero que as pessoas lembrem o que eu toquei, mas quero que se lembrem da experiência que tiveram no meu show. Então é isso que eu busco. Assim, eu sou meio bruxo, então vai sair umas bruxarias daquele palco lá, pra acender nosso sol. Eu tento sempre provocar que o meu show, a minha música, seja um mergulho profundo pra dentro, uma provocação para que as pessoas se conheçam e acendam as suas belezas, as belezas indomáveis que tem dentro da gente, o sol que existe dentro cada um. Já botei até os óculos escuros, porque vai ter tanto sol lá que a gente vai se bronzear com o sol do outro, isso é o que eu espero pra hoje.

Luiza: Você falou em bruxaria e falou tanto em energia quanto em conexão com a plateia. Seguindo essa linha, pra terminar, você tem algum ritual antes de entrar no show?

Jonathan: Tenho vários. Eu sempre abro tarô. Agora eu estou com um deck de tarô novo, maravilhoso, que eu amo e que ganhei de presente antes de viajar. São cartas inspiradas em animais xamânicos, cartas xamânicas de animais de poder da cultura ameríndia. Tenho alguns tatuados pelo corpo porque eu já adorava e, de repente, ganhei esse presente e está sendo meu companheiro de viagem. Então, eu abro o tarô e entendo qual é a mecânica, a egrégora do dia, do show, do palco. E aí em cima disso eu rezo, vou sentindo, vou intuindo. No Brasil, antes de alguns shows, eu sugiro uma dieta energética pra galera se conectar ainda mais. Não é deixar de comer nada, é algo como: falar "eu te amo" pra um determinado número de pessoas, ou fazer uma ligação pra alguém que você não fala há muito tempo, ou falar pra uma pessoa que é importante pra você que ela é muito importante. No último show agora, eu propus que a galera agradecesse por tudo o que podia agradecer, que entrasse em um movimento de gratidão, assim, profunda. Acho que isso acaba gerando uma conexão espontânea nos shows, as pessoas se conectam mais profundamente, estão mais abertas para as coisas que são ditas. Vira um grande ritual, na verdade, é tudo um grande ritual de conexão.

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